Boas vindas

Seja bem-vindo, caro leitor/escritor. Ler faz bem à saúde - física e mental. Sabendo disso, obrigo-me a tomar cavalares doses diárias de leitura. Como tudo que é exagerado faz mal, preciso eliminar parte desse remédio para manter meu organismo saudável. Não há pâncreas que produza qualquer enzima capaz de catalizar a leitura, ou fígado capaz de ajudar a excretar o excesso. O melhor tratamento, descobri, é escrever. Crimine Liber, portanto, tem a nobre e terapêutica missão de aliviar a pressão provocada pelas doses de leitura, além de fazer despejar aquilo que meu organismo absorveu de melhor ou pior dos livros que li, tenho lido ou vou ler. Espero que você aprecie!!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O RECURSO


Cotação: &&&&
Livro: O Recurso
Autor: John Grisham
Editora: Rocco
378 páginas

Atire a primeira pedra quem nunca assitiu ou leu 'O Dossie Pelicano', 'O Júri' ou 'O Cliente'. Atire a segunda quem não assisitu, ou leu, e gostou de 'A Firma'. São todas obras do escritor americano John Grisham. Isso você já sabia, claro. O que muita gente não sabe até hoje é que o romancista publicou, no já longínquo ano de 2008, um de seus livros mais polêmicos. Chama-se 'O Recurso'.

Em tom de denúncia, o especialista em thriller jurídico, narra a saga de um casal de advogados à beira da falência que empurra com esforço um oneroso processo contra uma gigantesca corporação de produtos químicos, goela abaixo do sistema judiciário americano - você já viu alguns filmes ou leu muitos livros com o  mesmo mote, mas garanto que todos eles são diferentes desse.

O processo, que pode render além da perda de milhões de dólares a derrocada da empresa, é, na verdade, pano de fundo para uma trama ainda mais intrigante: O obscuro universo das eleições para os cargos do Poder Judiciário.

John Grisham é advogado por formação e durante certo período de sua carreira jurídica ocupou cargos no legistativo. Dessa froma, brinca com ambiente legal, como uma criança brinca num parque de diversões. O resultado é um romance complexo, cheio de alternativas e aberto até o final, que aqui, pode ser diferente do bom e velho final feliz, ou não. Depende da sua perspectiva.

Boa leitura, especialmente para profissionais de Direito e estudantes, O Recurso é um romance que deixa um pergunta no ar: como hollywood ainda não filmou isso. Talvez porque, como mencionei antes, você já tenha visto muitos filmes com a mesma temática. O ideal, no entanto, seria voltar no tempo, apagar todos os outros da memória e começar por 'O Recurso'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário