Boas vindas

Seja bem-vindo, caro leitor/escritor. Ler faz bem à saúde - física e mental. Sabendo disso, obrigo-me a tomar cavalares doses diárias de leitura. Como tudo que é exagerado faz mal, preciso eliminar parte desse remédio para manter meu organismo saudável. Não há pâncreas que produza qualquer enzima capaz de catalizar a leitura, ou fígado capaz de ajudar a excretar o excesso. O melhor tratamento, descobri, é escrever. Crimine Liber, portanto, tem a nobre e terapêutica missão de aliviar a pressão provocada pelas doses de leitura, além de fazer despejar aquilo que meu organismo absorveu de melhor ou pior dos livros que li, tenho lido ou vou ler. Espero que você aprecie!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os Limites da Lei


Cotação: §§§§
Livro: Os Limites da Lei
Autor: Scott Turow
Editora: Record
236 páginas

Scott Turow é o cara! Considerado por muitos o maior escritor de thriller jurídico da atualidade, 'O Cara' lançou alguns dos mais consagrados best sellers do gênero que, assim como algumas das obras do já resenhado John Grisham, ganharam as telas de cinema, em sua maioria para dar vida a bons filmes. É sempre mais prazeroso, entretanto, ler seus livros.

Os Limites da Lei é uma novela policial que foi publicada semanalmente na revista dominical do New York Times, no curso do ano de 2006. Compilados os capítulos, virou um excelente romance, com todas as características dos romances anteriores do autor. Muito suspense, um mundo de aparências que se descobre apodrecido, personagens fascinantes e uma trama bem amarrada até o fim. Marca registrada do autor, qualquer personagem pode ser culpado, até virarmos a última página.

Outra característica interessante deste livro é o reaparecimento de alguns de seus personagens mais célebres como o Juiz George Mason e o antigo promotor, aqui Juiz, Rusty Sabich.

Mason, é confrontado com seu passado quando assume o julgamento de um estupro promovido por quatro jovens ricos, na Corte de Apelações. No decorrer do julgamento o Magistrado passa a ser ameaçado, mas em nenhum momento consegue identificar o autor das mensagens e  cartas ameaçadoras. Ele deve levar o julgamento até o fim e lidar com o medo de talvez estar enfrentando seu mais perigoso inimigo.

O livro é ágil, característica facilitada pelo formato em que o texto foi inicialmente redigido, mas repleto de boas referências jurídicas. Tem um clima sombrio e prende o leitor a cada capítulo, já que a cada semana uma nova trama estampava as páginas do NYT.

Não é a obra definitiva do autor, mas ao ser comparada com outras, ganha destaque pelo modelo seguido. E como disse no início, é sempre mais prazeroso ler seus livros, do que esperar pela filmagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário