Cotação: &&&&
Livro: Sherlock Holmes – Aventuras secretas (antologia de contos)
Organizado por: Carlos Orsi e Marcelo A. Galvão
Editora: Draco
258 páginas
Eu gosto muito de contos, acredito que pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas. São rápidos, portanto podem preencher tranquilamente o tempo perdido no metrô. São textos coesos e concisos. Podem ser a porta de entrada de muitos escritores talentosos no mercado. Foi, portanto, sem muito esforço que um amigo me convenceu a comprar esse surpreendente livro.
O que me preocupa em uma antologia de contos escritos por autores diferentes é que, em sua maioria, a qualidade dos textos é muito acentuada. Não é o caso aqui. Tive sorte quando escolhi aleatoriamente o primeiro deles (O sexto do livro. Nunca leio na ordem apresentada): A aventura do Penhasco dos Suicidas, de Alexandre Mandarino. A pequena história é fiel aos traços elegantes de Sir. Conan Doyle. Tem humor, uma investigação instigante e um final nada elementar.
Minha segunda experiência foi, da mesma forma, agradável. O primeiro conto do livro, A aventura do americano audaz, de Octávio Aragão, é divertida e fora do comum, nem por isso menos sólida do que se espera do texto que abre uma antologia. A propósito, conheci o autor pessoalmente no lançamento do livro. Além da pena afiada, é uma pessoa que vale a pena conhecer.
Segui o conselho de outro amigo e como terceiro prato, parti para o ‘O caso do detetive morto’, uma pérola. O autor, Cirilo S. Lemos, é uma das jovens boas promessas da literatura brasileira. Na minha opinião, o melhor conto do livro deixaria o pai de Sherlock orgulhoso.
A história é inventiva, faz referências oportunas ao conjunto da obra de Conan Doyle e traz sacadas ótimas como “(...)Talvez o ocaso de um homem sem descendência seja, também, o ocaso dos elementos que compõem sua vida.”
E o livro segue na mesma linha, com a mesma qualidade, até o final. Pra quem gosta de policiais clássicos, esse é um lançamento indispensável. Para quem não gosta, é uma boa oportunidade de começar a gostar.
Vale mencionar o trabalho muito bom da editora e a qualidade do material, especialmente a gramatura das folhas e a diagramação perfeita. Perde ponto apenas em alguns pequenos furos de copidesque, mas que em verdade não fazem a menor diferença.
Comentário tolo: Não consegui desvendar nenhum dos mistérios, o que não é lá muita vantagem já que nunca fui muito bom nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário