Boas vindas

Seja bem-vindo, caro leitor/escritor. Ler faz bem à saúde - física e mental. Sabendo disso, obrigo-me a tomar cavalares doses diárias de leitura. Como tudo que é exagerado faz mal, preciso eliminar parte desse remédio para manter meu organismo saudável. Não há pâncreas que produza qualquer enzima capaz de catalizar a leitura, ou fígado capaz de ajudar a excretar o excesso. O melhor tratamento, descobri, é escrever. Crimine Liber, portanto, tem a nobre e terapêutica missão de aliviar a pressão provocada pelas doses de leitura, além de fazer despejar aquilo que meu organismo absorveu de melhor ou pior dos livros que li, tenho lido ou vou ler. Espero que você aprecie!!!

sábado, 14 de maio de 2011




Cotação: §§§§
Livro: A Intimação
Autor: John Grisham
Editora: Rocco

283 páginas

John Grisham teve seu primeiro romance publicado no ano de 1989 (Tempo de Matar), portanto há vinte e dois anos. Nesse período lançou nada menos que vinte e quatro obras, muitas das quais foram transportadas para as telas do cinema (A Firma, Dossiê Pelicano, O Júri). Quase na metade desse trajeto escreveu ‘A Intimação’.
O curioso desse romance policial, para quem acompanha a carreira do autor americano, é perceber que Grisham retoma, em 2002, o mesmo vigor de suas primeiras publicações. A ambientação jurídica é mantida, e sempre será (com exceção de Nas Arquibancadas, pelo que sei), mas de forma menos ostensiva. A trama é simples, como seu desfecho. No entanto, é tão bem costurada que leva o leitor a desconfiar de tudo e de todos até o final.
Um bem sucedido professor de direito Ray Atlee é intimado por seu pai – um juiz aposentado e doente que mora em uma pequena cidade do estado do Mississipi - a comparecer a uma reunião de família em que pretende definir a repartição e a administração de seu espólio após sua morte. Quando o advogado chega à velha mansão da família encontra o pai morte, além de dezenas de caixas de papel de carta que escondem uma fortuna milionária em espécie.
Sem saber o que fazer com o dinheiro, Ray resolve guardá-lo até descobrir sua origem. Não conta a descoberta a ninguém, nem ao velho advogado que cuidará do inventário, nem a seu problemático irmão, viciado em todo tipo de droga. A partir daí, passa a receber cartas com ameaças, que se transformam em perseguição, que levam a um final no mínimo incomum. E bastante divertido (sei que a palavra não combina com o gênero, mas é exatamente a sensação que tive ao terminar o livro).
Grisham mantém o tom levemente crítico às normas e ao sistema legal americano, em especial ao sistema judiciário do Mississipi, seu estado natal, provinciano, atrasado e cheio de brechas capazes de permitir a qualquer pessoa com um bom advogado alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem.
Uma leitura suave e ligeira, ‘A intimação’ é um livro que diverte sim, ao mesmo tempo em que instiga os aficionados por uma boa trama policial. Vale destaque, enfim, o belo trabalho da editora Rocco, com uma publicação caprichada, bem como o trabalho correto de Aulyde Soares Rodrigues, pela tradução sem devaneios (o que é cada vez mais raro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário