Boas vindas

Seja bem-vindo, caro leitor/escritor. Ler faz bem à saúde - física e mental. Sabendo disso, obrigo-me a tomar cavalares doses diárias de leitura. Como tudo que é exagerado faz mal, preciso eliminar parte desse remédio para manter meu organismo saudável. Não há pâncreas que produza qualquer enzima capaz de catalizar a leitura, ou fígado capaz de ajudar a excretar o excesso. O melhor tratamento, descobri, é escrever. Crimine Liber, portanto, tem a nobre e terapêutica missão de aliviar a pressão provocada pelas doses de leitura, além de fazer despejar aquilo que meu organismo absorveu de melhor ou pior dos livros que li, tenho lido ou vou ler. Espero que você aprecie!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Seminarista



Cotação: §§§§
Livro: O Seminarista
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Agir
178 páginas


Falando em estar bem com a própria consciência de leitor, tenho minhas penas a pagar por culpa de Rubem Fonseca. Dos seus 25 livros estimo ter lido algo em torno de 10 ou 12, o que me descredencia por completo, caso tente buscar o título de maior fã de literatura policial do país. Comecei a pagar parte da sanção no início do ano, quando li ‘O Seminarista’. Longe ser uma punição, ler seus romances é um deleite.

Nesse, o escritor conta a história de um matador profissional e ex-seminarista que decide ‘pendurar a pistola’. Antes, no entanto, deve fazer um último serviço. Claro, tudo dá errado e ele se vê no meio de uma inacreditável teia de assassinatos movidos por interesses os mais escusos. Muito dinheiro, muito sangue, uma boa dose de sexo, fazem dessa obra uma diversão da qual não se consegue desprender.

O ponto a ser destacado é a escrita concisa e o léxico simples. Mesmo escrevendo as maiores barbaridades que se possa imaginar Rubem Fonseca é de uma elegância inigualável. Além da diversão, portanto, é uma aula de como atingir o leitor, sem soar grosseiro, sem causar constrangimentos. Coisa cada vez mais rara.

No que os novos, e alguns antigos, escritores falham, Rubem Fonseca acerta em cheio. É simples, e por isso mesmo, brilhante.

3 comentários:

  1. Finalmente um pouco de cultura...
    Não alienista...
    =D
    parabéns pelo blog, meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. Fique à vontade para contribuir da forma que achar pertinente.

    ResponderExcluir
  3. Querido se vasculhando a comunidade "Livros" no orkut, achei o endereço do seu blog. Estou divulgado que posso disponibilizar propaganda gratuita do SEU blog em forma de postagem. Se interessado procure na Comunidade Livros minha meu screp no título "Propaganda em geral" ou confira no meu blog www.salvadornuaecrua.blogspot.com

    ResponderExcluir