Cotação: §§§
Livro: Tudo que você não soube
Autor: Fernanda Young
Editora: Ediouro
134 páginas
Livro: Tudo que você não soube
Autor: Fernanda Young
Editora: Ediouro
134 páginas
Esqueça o talk show. Esqueça ‘Os Normais’ e os outros programas cômicos de TV. Leia ‘Tudo que você não soube’. A autora tem a estranha mania de dizer que tudo de mais relevante que fez em sua carreira – na televisão – é menos importante do que sua obra literária. E esse pequeno romance é um indício de que ela fala a verdade.
A obra conta, em cartas escritas para o pai (não tão original assim) a história de uma personagem sem nome (não tão original assim), que massacra a própria mãe, a marteladas (não tão original assim). O que surpreende, no entanto, não é o contexto, mas o seu desenvolvimento. Apesar de grotesca e grave, a história é contada de maneira bastante ‘agradável’. É leitura fácil, suave – desculpe a repetição – apesar do tema.
Depois de viver tudo o que se pode imaginar, a protagonista, sabendo da iminente morte de seu pai, busca resolver todo o conflito pessoal com o ‘velho’ por meio de cartas, em que visita seu passado, sem buscar justificativas, apenas esclarecendo o seu ponto de vista.
A nota a ser destacada é uma dúvida que permanece até o final: O pai receberá e lerá as cartas? Para a protagonista não é isso que importa e sim a possibilidade inusitada e repentina de colocar tudo em pratos limpos. E Fernanda Young consegue construir isso com maestria.
Vale a pena gastar algumas horas do seu dia lendo essa história comovente e, ao final, concluir que a autora pode ter, sim, razão. É melhor escritora que entrevistadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário