Cotação: §§§§
Livro: A Forma da Água
Autor: Andrea Camilleri
Editora: Record – Coleção Negra
141 páginas
Se imaginássemos uma reunião do sindicato dos detetives particulares e investigadores célebres de romances policiais, entre Poirot, Holmes, Maigret e Espinoza, certamente lá estaria também o sarcástico e inteligente comissário Montalbano apreciando um belo prato de frutos do mar.
Andrea Camilleri, seu criador é atualmente, se não o maior, um dos maiores sucessos literários da Itália e seu personagem, sem dúvida, um dos mais instigantes e charmosos investigadores de romances policiais que já ganharam as páginas de um livro. Nesse ‘A Forma da Água’, o personagem ganha vida (é o romance em que surge o comissário) numa trama muito bem engendrada e ao mesmo tempo simples – o que se demonstra com o desenvolvimento do livro.
Tudo começa quando dois lixeiros encontram o cadáver de um eminente cidadão de sua cidade dentro de seu carro, abandonado em um lugarejo afastado frequentado por prostitutas e drogados. Assustados, fazem contato com o amigo mais próximo do sujeito, um importante advogado, que parece não se importar com o fato e ordena que a dupla informe sua descoberta a polícia, aí o célebre comissário entra em cena.
A investigação é bastante controversa, já que aparentemente a morte tem causa natural, mas o que vai se apresentando é uma complexa cadeia de interesses políticos e segredos privados escusos dos cidadãos mais importantes da pequena cidade siciliana. Apoiado nas descobertas do seu principal personagem, o autor pode despejar sobre o papel todas as convicções, desilusões e desencantos que guarda a respeito de sua cidade natal e da própria Sicília.
Vale destaque, ainda, o grande valor que o autor dá à gastronomia, e os pratos devorados pelo comissário são um espetáculo à parte, enchem o leitor de curiosidades que transcendem a pura literatura. A nota negativa fica por conta da tradução e revisão, que deixaram escapar alguns erros tolos, mas não contaminam a belíssima obra de Camilleri.
A minha sugestão, portanto, é que você prepare um bom espaguete com frutos do mar, sirva uma taça de vinho branco para acompanhar esse romance delicioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário